Minas Acontece - ALFENAS CONQUISTA 59º LUGAR NA PONTUAÇÃO DO ICMS ESPORTIVO
Minas Acontece - O que acontece em Minas você fica sabendo primeiro aqui! Notícias: Alfenas - Guaxupé - Machado - Pouso Alegre
Minas Acontece Home    Fale Conosco  

Galeria de Fotos   |   Vídeos  

PÁGINA PRINCIPAL  |  ALFENAS  |  GUAXUPÉ  |  JURUAIA  |  MACHADO  |  PARAGUAÇU  |  POÇOS DE CALDAS  |  POUSO ALEGRE  |  SERRANIA  |  VARGINHA
Polícia       Política       Geral       Economia       Esporte       Cultura       Eventos       Guia Comercial      Contato Buscar:


ALFENAS CONQUISTA 59º LUGAR NA PONTUAÇÃO DO ICMS ESPORTIVO
29/7/2014
compartilhe:

Foram cadastrados 40 eventos e realizações da Secretaria de Esporte no ano de 2013.


color:=height:=


Dos 367 municípios que pontuaram no ICMS Esportivo, Alfenas ficou em 59º lugar. A pontuação é considerada excelente peloSecretário de Esportes, Fabiano Tamiett, “se levarmos em conta que esta foi a primeira vez na história, que o município inscreveu práticas esportivas”, reflete o secretário.

Foram cadastrados 40 eventos e realizações da Secretaria de Esporte no ano de 2013, todos com os devidos documentos que os comprovavam.

A pontuação atingida pelo município, e que vai definir o valor do repasse, foi de 677.5 pontos e o percentual foi de 0,51031456844524%.

height=403

O ICMS Esportivo é um dos critérios estabelecidos pelo Governo de Minas para distribuição aos municípios dos valores arrecadados com o ICMS – Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços. Através desse critério, os municípios recebem o repasse por suas realizações no desporto e lazer - quanto mais o município fomentar o esporte, maior será a pontuação final.  O cálculo do repasse levará em consideração entre outras coisas, as atividades e modalidades esportivas comprovadas, o número de atletas beneficiados e a renda líquida per capita do município.

“Por ser a primeira vez, essa participação superou todas as nossas expectativas. Nós conseguimos superar cidades mineiras de grande porte como Uberaba, Governador Valadares e nos aproximamos muito da pontuação de Poços de Caldas. Dentre as cidades do sul de Minas ficamos a frente de Guaxupé, Cambuquira e Três Corações, por exemplo,” declara Fabiano Tamiett.

A Superintendente de Esportes, Zulmira Albergaria avalia como positiva esta primeira participação. “Tivemos uma pontuação boa e para o ano que vem ela será ainda melhor, pois agora já aprendemos como se faz. O ICMS esportivo premia os municípios pela qualidade da política esportiva e faz com que a cidade olhe os diferentes públicos que podem ser atendidos”, explica a superintendente.

Ela ainda lembra que, “apesar das dificuldades enfrentadas pela Secretaria Municipal da Juventude Esporte e Lazer, como a falta de recursos e da conclusão de obras importantes, como a do Ginásio Poliesportivo, Alfenas, pela primeira vez na história, se classifica”.  A justificativa para os resultados positivos ela acredita que resida na filosofia da Secretaria Municipal da Juventude Esporte e Lazer que, desde que assumiu a gestão, “tem como objetivo fomentar a prática das diversas modalidades, pautada na consciência e na importância de articular políticas públicas para o Esporte na cidade”.

Os eventos cadastrados por Alfenas foram:

10ª Mostra de Dança da Terceira Idade, 17ª Copa Alterosa Futsal, 1ª Copa Master 4.0, 1º CSA - Campeonato de Skate de Alfenas, Jogos Regionais da LIDARP, 24ª Taça EPTV de Futsal Sul de Minas, 55ª Olimpíadas Campanhense, Brazilian Taekwondo Festival, Cambeta, Campeonato Inter Bairros de Futsal, Campeonato Mineiro de Karatê Inter estilos, Campeonato Unimed de Vôlei, Copa Record de Futebol Amador, Copa Sul Mineira de Futebol, Copa Sul minas de Vôlei, Curso Internacional de Handebol de Itajubá, Escolinha de Futebol Alfenas Cruz Preta, I Clínica Internacional de Basquetebol, III Copa Regional da Primavera, Jogos Escolares de Alfenas, Programa Bola Pra Frente, Seminário de Gestão do Esporte Mineiro, Sudeste Brasileiro de  Jiu- Jitsu, Taça EPTV de Futsal Feminino, Trilhas Educativas e Jogando para o Futuro. Todos foram aprovados pela Secretaria de Estado de Turismo e Esportes (SETES).


JOESA 2014 VEM CHEIO DE NOVIDADES

height=460


Crianças preparem-se! Professores compareçam! Diretores apoiem! O JOESA/2014 vem aí!

Pensando principalmente em fomentar o esporte escolar, as Secretarias de Educação e Cultura e da Juventude Esporte e Lazer agilizam os preparativos para os Jogos Escolares de Alfenas, que para este ano traz algumas novidades, com o intuito de atrair toda a rede escolar do município.

No mês de junho, todos os diretores e professores de Educação Física do município foram convocados para participar de uma reunião em que foi apresentada a proposta para a realização dos jogos.

Estiveram presentes nessa reunião a Secretária de Educação e Cultura Kátia Goyatá que falou sobre a importância do esporte como ferramenta pedagógica e o Secretário da Juventude, Fabiano Tamiett que destacou o papel decisivo do esporte, juntamente com a educação, na busca por princípios e valores sociais, morais e éticos.

Entre os temas abordados foram propostas a inclusão de novas modalidades como: Futebol de Campo, Xadrez, Natação, Vôlei de areia e Bete. Todas estas modalidades foram aceitas. O objetivo é de que os atletas de todas as idades possam ser contemplados.

O JOESA é dividido em quatro módulos de acordo com a idade dos participantes, que vai de 9 a 17 anos. Os participantes vão disputar o troféu de MELHOR ESCOLA do JOESA por módulo. Esse troféu, que é itinerante e fica de posse da escola campeã até o ano seguinte, quando então será repassado para a próxima escola vencedora.  Essa é uma forma de estimular as crianças, professores e diretores para que o troféu permaneça na sua escola.

Outra novidade para este ano é que o desfile de abertura também será pontuado e fará a diferença na pontuação geral. Quesitos como criatividade, organização, disciplina e animação, serão julgados, pontuados e somados à classificação geral das modalidades.

 

Publicação: 28/07/2014

Release N.º 392


Por: Assessoria de Imprensa Prefeitura de Alfenas


height=302




compartilhe:










New Page 8

 
Notícias >  Cultura  |  Esportes  |  Economia  |  Geral  |  Polícia  |  Política

Classificados >  Geral  |  Imóveis  |  Veículos

Home       Fale Conosco  

Fone:35 8705-5331
Todos direitos reservados.