Estrutura estava pronta desde abril, mas não funcionava devido a impasse.
Liberação do serviço aconteceu somente em novembro deste ano.

O setor de radioterapia começou a funcionar na Santa Casa de Alfenas (MG) após mais de três anos parado. A estrutura, que já estava pronta desde abril, não funcionava devido a um impasse da instituição com o Ministério da Saúde. A liberação do serviço aconteceu somente em novembro deste ano.
Agora, o Ministério da Saúde vai repassar R$ 9 milhões por ano para o setor de oncologia da Santa Casa. Valor que vai ajudar a manter os serviços de cirurgia, quimioterapa e radioterapia.
"É uma grande conquista, vai propiciar mais conforto e principalmente rapidez e agilidade no paciente que precisa iniciar o tratamento com radioterapia", disse o diretor administrativo do hospital, Aécio Assis.
Com a Santa Casa de Alfenas, o Sul de Minas passa a contar agora com cinco hospitais para o tratamento com radioterapia. Os outros estão em Pouso Alegre, Poços de Caldas, Passos e Varginha.
"O Sul de Minas, a macrosul, possui 2,5 milhões de habitantes, provavelmente os serviços que estão afogados, com filas de espera nós teremos condições de absorver aqui e com mais agilidade iniciar o tratamento para esses pacientes", disse o diretor.
O equipamento de radioterapia doado pelo Instituto Nacional do Câncer custou cerca de R$ 5 milhões. A capacidade de atendimento é de 75 pacientes por dia.
"A radioterapia ela tem várias indicações, seja para tratamento curativo, seja para tratamento paliativo, seja para tratamento de dor, ela é uma pedra angular no tratamento de câncer hoje", disse o médico oncologista Allen Lopes Petrini.
Fonte: http://g1.globo.com/mg/sul-de-minas/noticia/2016/12/setor-de-radioterapia-comeca-funcionar-na-santa-casa-de-alfenas.html