Varginha
Líder de organização criminosa é preso em São Lourenço em ação do GAECO
Foragido desde 2022, acusado de tráfico e ligação com uma facção criminosa é encontrado com documentos falsos.
29 de janeiro de 2025
A Polícia Militar, em ação conjunta com o Ministério Público de Minas Gerais (GAECO – núcleo Varginha), prendeu na segunda-feira (27/01), na cidade de São Lourenço, um indivíduo acusado de liderar uma organização criminosa envolvida com tráfico de drogas e outros crimes em Varginha e região. O indivíduo, foragido desde agosto de 2022, foi localizado após intensas investigações e trabalho de inteligência, e estava de posse de documentos falsos.
Relembre o caso:
A prisão faz parte da segunda fase da Operação Áquila, deflagrada em 2022 com o objetivo de desmantelar a organização criminosa que, segundo as investigações, possui ligações com o PCC. O grupo é acusado de tráfico de drogas, associação para o tráfico, porte e disparo de arma de fogo, maus tratos a animais e outros crimes graves.
As investigações revelaram que o tráfico era comandado de dentro de presídios, com a participação de um advogado que usava suas prerrogativas para repassar ordens aos criminosos. O advogado, já denunciado e condenado em primeira instância na Operação Penitência por corrupção no sistema prisional, está entre os acusados.
Operação Áquila em números:
* 8 pessoas denunciadas por 13 crimes.
* 16 mandados judiciais cumpridos.
* 3 condenações, com penas que somam mais de 20 anos de reclusão.
* 3 réus aguardando julgamento, incluindo o advogado.
Com a prisão do líder, a Operação Áquila se aproxima de sua conclusão, desarticulando uma perigosa organização criminosa que atuava na região de Varginha.
Da Redação