Alfenas

APAE de Alfenas realiza passeata do Dia Mundial de Conscientização do Autismo

Os alunos da instituição estiveram presentes no centro de Alfenas.

1 de abril de 2022

No sábado (02/04) será comemorado o Dia Mundial de Conscientização do Autismo. A data foi definida em 2007 pela ONU (Organização das Nações Unidas).

Os alunos da Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais de Alfenas (APAE) se concentraram no centro, de onde saíram com cartazes em uma passeata aos redores da praça Getúlio Vargas nesta quinta-feira (31/03) com o intuito de conscientizar a população e combater preconceitos.

O autismo — nome técnico oficial: Transtorno do Espectro do Autismo (TEA) — é uma condição de saúde caracterizada por déficit na comunicação social (socialização e comunicação verbal e não verbal) e comportamento (interesse restrito ou hiperfoco e movimentos repetitivos). Não há só um, mas muitos subtipos do transtorno. Tão abrangente que se usa o termo “espectro”, pelos vários níveis de suporte que necessitam — há desde pessoas com outras doenças e condições associadas (coocorrências), como deficiência intelectual e epilepsia, até pessoas independentes, com vida comum, algumas nem sabem que são autistas, pois jamais tiveram diagnóstico.

Da Redação