Alfenas

Alfenas intensifica fiscalização em terrenos e casas abandonadas após prazo para limpeza

Proprietários que não atenderam à notificação da Prefeitura estão sujeitos a multas e à cobrança pela limpeza dos terrenos.

18 de fevereiro de 2025

Compartilhar no facebook
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no twitter
Compartilhar no telegram

A Prefeitura de Alfenas, por meio da Fiscalização Municipal de Posturas, iniciou a fiscalização de terrenos baldios e imóveis abandonados na cidade. A ação ocorre após o término do prazo concedido aos proprietários para a realização da limpeza e manutenção das áreas, conforme notificação publicada em 23 de janeiro.

A medida visa garantir a segurança e a qualidade de vida da população, com foco no combate à proliferação do mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue, zika e chikungunya, além de prevenir acidentes com animais peçonhentos e outros riscos à saúde pública.

A Prefeitura reforça a importância da colaboração de todos para a manutenção de um ambiente saudável e livre de doenças. Os proprietários que não atenderam à notificação estão sujeitos a penalidades legais, incluindo multas e a cobrança pelos custos da limpeza dos terrenos, que será realizada pela Secretaria de Meio Ambiente e cobrada por meio da Dívida Ativa Municipal.

A iniciativa faz parte de um conjunto de ações da Prefeitura em prol da saúde pública, especialmente durante o período chuvoso, quando a proliferação de vetores de doenças se intensifica.

 

Um alívio para os moradores, que não aguentam mais tantos terrenos abandonados com mato alto e proliferação de animais peçonhentos. Aqui no Minas Acontece, diariamente recebemos pedidos de matérias sobre terrenos sujos. Agora, parece que a fiscalização vai funcionar, e, para o proprietário que não limpou, a caneta vai pesar.

Da Redação