Sul de Minas
Com estoque de sangue baixo, hospitais do Sul de Minas fazem apelo a população
Cirurgias estão sendo canceladas devido a falta de sangue.
25 de fevereiro de 2022
A falta de sangue nos hemocentros de hospitais está fazendo com que cirurgias sejam canceladas em todo o Sul de Minas.
Os hospitais tem feito um apelo para a população para que todos possam realizar doações de sangue.
De acordo com a Fundação Hemominas, a queda nos estoques de sangue ultrapassa os 60% para o tipo positivo e 50% para o tipo negativo em todo o estado de Minas Gerais.
Os hospitais frisa a importância de Incentivar as doações de sangue, pois o sangue salva vidas.
Na Santa Casa de Poços de Caldas, por exemplo, são realizados 300 transfusões de sangue por mês e com a volta das cirurgias eletivas, a demanda cresceu muito. No hospital Bom Pastor em Varginha, também foi necessário mutirões para tentar normalizar os estoques.
“O sangue é uma assistência, ele tem que estar lá para a cirurgia acontecer, tem os medicamentos, o médico, toda estrutura, mas se não tem o sangue, algumas cirurgias não podem acontecer. Isso está acontecendo em todo o estado. A falta de doações de sangue prejudica a todos os pacientes em geral”, disse a coordenadora do Banco de Sangue do Hospital Bom Pastor, Maida Pereira Coimbra.
Além do curso de farmácia, realizado pela Unincor, em Três Corações, criaram uma campanha para incentivar a doação e estão providenciando transporte gratuito para os doadores.
“Iniciaremos hoje a partir das 18h30 na Unincor, pegaremos os nomes e existe toda uma questão relacionada à doação. Posteriormente, o doador passando por esse pré-cadastro, será levantado aí o ônibus e nós faremos essa mediação, levaremos por conta nossa, da prefeitura e do São Sebastião para fazer a doação no Hemocentro, em Pouso Alegre”, disse a coordenadora do curso de Farmácia, Daniela Fernanda de Freitas.
Para mais informações sobre o mutirão de Três Corações, fazer contato pelo número (35) 3292-1000.
Da Redação.