Minas Gerais
Consórcio Infraestrutura MG vence leilão do lote Varginha/Furnas do Programa de Concessões Rodoviárias do Governo de Minas
O leilão foi realizado pela bolsa de valores em São Paulo.
26 de maio de 2023
O Consórcio Infraestrutura MG venceu o leilão do lote 3 – Varginha/Furnas do Programa de Concessões Rodoviárias do Governo de Minas, realizado nesta quinta-feira (25) na Bolsa de Valores de São Paulo (B3). Essa é a segunda vez que o consórcio vence uma concessão de rodovias no Sul de Minas. Em agosto de 2021, o grupo arrematou o leilão de concessão de mais de 600 km de rodovias no Triângulo Mineiro e Alto Paranaíba.
O projeto de concessão do lote Varginha/Furnas prevê a duplicação de um trecho de oito quilômetros da MGC-491, entre Varginha e Três Corações, a implantação de cerca de 30 quilômetros de faixas adicionais e 236 quilômetros de acostamentos, além da execução de diversos dispositivos nas interseções rodoviárias. A expectativa é que a concessão movimente cerca de R$ 2,6 bilhões em receitas durante o prazo de concessão, com investimentos obrigatórios de R$ 269 milhões.
O Consórcio Infraestrutura MG é formado pelas empresas Equipav e Perfin e já assumiu a concessão do lote de rodovias do Sul de Minas concedido em agosto de 2021, que inclui as rodovias BR-459, LMG-877, CMG-146, MG-455, MG-295, MG-290 e MG-173. Desde março deste ano, a empresa iniciou as obras de recuperação das rodovias
Confira abaixo os trechos de rodovias que fazem parte do edital de concessão:
MG-167 – Entre Santana da Vargem e Varginha
BR-265 – Entre Lavras e Boa Esperança
LMG-863 – Em Boa Esperança
CMG-491 – Entre São Sebastião do Paraíso e Guaxupé e entre Muzambinho e Três Corações
BR-146 – Entre Guaxupé e Muzambinho
CMG-369 – Entre Boa Esperança e Alfenas
O edital também prevê a instalação de seis praças de pedágio nas seguintes rodovias:
BR-265 – Nepomuceno
BR-265 – Boa Esperança
BR-146 – Muzambinho
CMG-491 – Monte Santo de Minas
CMG-491 – Alfenas
CMG-491 – Três Corações
A concessão de rodovias para exploração da iniciativa privada é uma alternativa para melhorar a infraestrutura do país, com investimentos vindos da iniciativa privada e consequente melhoria para a população que utiliza essas vias. Agora, cabe ao Consórcio Infraestrutura MG cumprir as obrigações previstas no contrato de concessão e fazer investimentos necessários para garantir mais segurança e conforto aos usuários das rodovias.
Da Redação