Alfenas
Denúncias do Vereador Luciano Solar na tentativa de prejudicar PM’s em Alfenas é arquivado pelo MP
Em uma das denúncias ele acusava os policiais de omissão durante as manifestações em novembro do ano passado. Na outra de abuso de autoridade quando foi flagrado dirigindo falando ao celular e com o IPVA atrasado.
12 de dezembro de 2023
Duas denúncias feitas pelo Vereador Luciano Guilherme Felipe Lee (PV), também conhecido como Luciano Solar, na tentativa de prejudicar Policiais Militares do 64°BPM da cidade de Alfenas, acabaram sendo arquivadas pelo Ministério Público de Minas Gerais (MPMG) devido à falta de fundamentos. O arquivamento foi definido em Julho, deste ano, mas apenas agora tivemos acesso ao documento.
A primeira denúncia envolvia possíveis omissões por parte dos policiais durante manifestações pós-eleições presidenciais na MGC-491. Após análise, o MPMG concluiu que não houve omissão, pois os policiais agiram de acordo com as diretrizes da PMMG. Ficou evidente que o número de policiais presentes era condizente com o número de manifestantes, que também demandaram a atuação policial em outras áreas na mesma data.
Na segunda denúncia, que acusava abuso de autoridade durante a abordagem ao vereador que fez um showzinho para querer aparecer como vítima, o MPMG também concluiu pela inexistência de abuso. A filmagem feita pela câmera acoplada ao fardamento do comandante da guarnição mostrou que a atuação policial foi preventiva e fiscalizadora, devido ao condutor estar falando no celular enquanto dirigia.
Além disso, após consulta aos sistemas informatizados do DETRAN, verificou-se que o veículo do vereador possuía débitos de IPVA. A atuação dos policiais foi avaliada como necessária e proporcional à situação enfrentada, culminando na apreensão temporária do aparelho celular do vereador e na possível remoção do veículo para um pátio credenciado.
Com isso, Luciano Solar não obteve êxito em suas tentativas de prejudicar a Polícia Militar de Alfenas, e a conduta dos policiais foi exaltada pelo Ministério Público em ambas as situações. A PMMG, por sua vez, demonstrou estar bem preparada e agindo estritamente dentro da lei, para garantir a segurança e a ordem pública na cidade.
Da Redação