Alfenas

Estudante de Alfenas representa a cidade na etapa estadual do Parlamento Jovem de Minas

Vitória deu detalhes durante a entrevista para o Minas Acontece.

28 de setembro de 2023

No período de 20 a 22 de setembro, aconteceu a etapa estadual do Parlamento Jovem de Minas, na Assembleia Legislativa de Belo Horizonte. O evento reuniu 150 estudantes de 132 municípios mineiros, incluindo a dedicada estudante de Alfenas, Vitória Aparecida Silva.

Durante o encontro, os jovens participaram de grupos de trabalho e da plenária final, além de encenarem peças teatrais que abordaram os três temas que seriam votados para a próxima edição do Parlamento Jovem de Minas.

No último dia do evento, a plenária estadual foi realizada no plenário da Assembleia Legislativa, onde os jovens selecionaram 12 sugestões de propostas que foram entregues ao Legislativo e poderão subsidiar projetos e outras iniciativas.

Com o encerramento dessa etapa final, os trabalhos relacionados à Edição 2023 do Parlamento Jovem de Minas foram finalizados. As atividades foram iniciadas por meio da etapa municipal, realizada em parceria com a Unifal (Universidade Federal de Alfenas), e contaram com a participação dos alunos das Escolas Estaduais Judith Vianna e Ismael Brasil Corrêa, que participaram de oito oficinas preparatórias.

Após a plenária municipal, Alfenas seguiu para a etapa regional, onde se juntou aos representantes das cidades de Campanha, Paraguaçu e Varginha. Nessa fase, a cidade teve a honra de ser representada pela jovem estudante Vitória Aparecida Silva, aluna da Escola Estadual Judith Vianna. Ao lado dela, a coordenadora municipal e regional, Bruna Aquino, também marcou presença.

A edição de 2024 do Parlamento Jovem de Minas terá como tema “Melhorias no Ensino Escolar”, trazendo um importante debate sobre a qualidade da educação em todo o estado.

Em entrevista para o Minas Acontece, Vitória contou detalhes.

O Parlamento Jovem faz o jovem tomar o lugar dele, lutar pelo direito dele, faz a gente ter espaço em um meio onde muitos acreditam estar longe, porém, está mais próximo do que imaginamos, a política!

Participar do Parlamento Jovem foi uma experiência única! Pois para mim que tenho um sonho de estar no meio político, foi poder realizar um pedacinho dele.

Estar em um lugar importante, fazendo coisas importantes, cheio de pessoas importantes, é sentir o peso da responsabilidade, é sentir que literalmente o futuro de Minas Gerais e dos jovens estava nas minhas mãos.

Cada proposta defendida, priorizada, não foi pensando em mim, ou no meu nome, mas sim no desenvolvimento de Minas Gerais.

Quando foi realizada a votação do tema do Parlamento Jovem para o ano de 2024, eu só conseguia pensar o quão impactante seria na vida dos jovens e das crianças que em breve chegariam na juventude.
Pois é com o tema do Parlamento Jovem que toda a dinâmica do projeto acontece, e todos os projetos de leis e programas são elaborados.

Juntamente com outros 6 jovens, fiz a defesa do tema: “Melhorias no Ensino Escolar”, pois eu acredito que a Educação é a Base de Tudo! Como poderíamos evoluir em qualquer área sem a educação?
E uma das frases ditas por mim na defesa do tema foi:
“Acredito que nosso maior problema, não seja um problema social, e sim um problema político, um problema que envolva o berço e o berço é a educação”.

E os resultados foram os seguintes:

Melhorias no Ensino Escolar: 225 votos

Sexualidade na Juventude: 64 votos

Cultura e Juventude: 129 votos

Saímos como vencedores, por lutar pelo futuro de cada criança e jovem do estado de Minas Gerais.

Esse projeto ressalta a importância do jovem na política, a importância de se posicionar, de não se calar, mas de ter sua própria voz.
Trouxe algo escrito de BH, não apenas em um papel, mas em mim…
Eu sou jovem e eu apoio #MaisJovensNaPolítica

Da Redação