Alfenas
Hospital Universitário Alzira Velano em Alfenas enfrenta superlotação e demora no atendimento
A situação se agrava pelo hospital por atender toda a região de Alfenas e Varginha, especialmente na área pediátrica e demais atendimentos.
22 de abril de 2024
O Hospital Universitário Alzira Velano (HUAV) localizado na cidade de Alfenas, está passando por uma situação preocupante de superlotação e demora no atendimento. A sobrecarga do hospital tem gerado reclamações da população e do corpo clínico, que ressaltam a dificuldade em conseguir um atendimento rápido e eficiente.
O diretor clínico do hospital, Dr. Denis, recentemente fez uma Live nas redes sociais onde abordou a situação crítica enfrentada pela instituição. Segundo ele, a falta de um centro de saúde infantil na região de Varginha tem levado pacientes de diversas cidades a serem transferidos para o HUAV, gerando ainda mais sobrecarga no atendimento.
A ausência de pediatras em muitas cidades da região faz com que pacientes em busca de atendimento pediátrico sejam encaminhados para Alfenas, contribuindo para a superlotação do hospital. Além disso, a falta de estrutura em outros hospitais da região, como a ausência de exames como raio-x em alguns estabelecimentos, faz com que os pacientes sejam transferidos para o HUAV em busca de um atendimento completo.
A falta de uma UTI pediátrica na região de Varginha também é apontada como um dos motivos que contribuem para a sobrecarga do Alzira Velano. Com a inexistência de um centro de atendimento especializado para crianças naquela região o hospital acaba recebendo um grande número de pacientes pediátricos, o que dificulta o atendimento a todos de forma rápida e eficaz, gerando longas esperas e insatisfação por parte dos pacientes e familiares.
O HUAV, que atende não só a cidade de Alfenas, mas toda a região, incluindo municípios como Varginha, tem feito o possível para lidar com a demanda, porém a falta de estrutura e de profissionais em outros locais acaba sobrecarregando o hospital. A população é orientada a ter paciência diante da situação e a buscar atendimento inicial em suas cidades, para não contribuir com a superlotação do Alzira Velano.
A situação do Hospital Universitário Alzira Velano é um reflexo da precariedade da saúde pública em diversos municípios de Minas Gerais, onde a falta de infraestrutura e de pessoal médico adequado contribui para a sobrecarga dos hospitais de referência na região, como o HUAV. A busca por soluções urgentes e a conscientização da população sobre a importância de utilizar corretamente os serviços de saúde são fundamentais para melhorar a situação e garantir um atendimento de qualidade para todos.
Da Redação