Alfenas

Mães de crianças com autismo não encontram medicamentos na CDM em Alfenas

População cobra soluções da prefeitura enquanto Secretaria de Saúde não fornece informações.

18 de julho de 2023

Alfenas, no Sul de Minas, enfrenta uma crise de escassez de medicamentos controlados, afetando diretamente as mães de crianças autistas. Entre os remédios em falta, destaca-se a Sertralina, essencial no tratamento de ansiedade e depressão dessas crianças. Sem acesso garantido aos medicamentos, as mães repetem uma rotina frustrante, se deslocando até a Central de Distribuição de Medicamentos (CDM) todas as semanas, sem sucesso. Diante disso, a população de Alfenas reclama e cobra a prefeitura por uma solução, porém, a falta de respostas da Secretaria de Saúde tem gerado ainda mais preocupações.

As mães de crianças autistas buscam na CDM de Alfenas os medicamentos controlados necessários para garantir o tratamento adequado de seus filhos. Infelizmente, elas têm enfrentado uma realidade frustrante, tendo que se deslocar semanalmente até o local apenas para descobrir que os medicamentos, incluindo a Sertralina, estão indisponíveis.

A escassez de medicamentos controlados estende-se para além da Sertralina. Outros remédios também estão em falta na CDM, trazendo preocupação para as famílias que dependem desses tratamentos para garantir a saúde e a qualidade de vida de seus filhos autistas.

A população de Alfenas tem expressado sua insatisfação com a situação e cobrado soluções da prefeitura. No entanto, até o momento, a Secretaria de Saúde não tem fornecido informações claras sobre as medidas tomadas para resolver esse problema.

A produção do Minas Acontece entrou em contato com a Secretaria de Saúde para obter esclarecimentos sobre a escassez de medicamentos controlados em Alfenas. No entanto, até o fechamento desta matéria, não houve resposta por parte do órgão.

Diante desse silêncio, a população de Alfenas tem se sentido ainda mais preocupada e desamparada. A falta de transparência e comunicação por parte da Secretaria de Saúde tem gerado uma sensação de abandono e angústia para as mães de crianças autistas e a população em geral.

É urgente que a prefeitura de Alfenas se posicione e adote medidas efetivas para garantir o abastecimento regular dos medicamentos controlados na CDM. Somente assim será possível aliviar a angústia das mães e proporcionar um tratamento adequado para as crianças autistas da cidade.

Enquanto a prefeitura não busca soluções, as mães de crianças autistas de Alfenas e toda a população afetada continuam sofrendo com a falta de medicamentos essenciais. A espera por uma resposta das autoridades de saúde se torna cada vez mais angustiante, e a esperança é que essa situação seja resolvida o mais rápido possível, para garantir o direito à saúde e ao acesso adequado aos medicamentos controlados para todos os munícipes de Alfenas.

Após a publicação da matéria sobre a escassez de medicamentos controlados em Alfenas, a Prefeitura se pronunciou a respeito do assunto. Segundo a resposta divulgada, o medicamento em falta, Sertralina, está com dificuldade de fornecimento por parte do fornecedor devido a problemas na matéria-prima.

No entanto, a prefeitura ressaltou que o medicamento estava disponível na Central de Distribuição de Medicamentos (CDM) no dia anterior, mas a paciente não aguardou para retirá-lo e foi embora. A prefeitura informou que a paciente pode retornar para buscar o medicamento.

Da Redação