Alfenas

Negligência do SUS gera risco de vida para bebê de 09 meses internada na UTI do HUAV em Alfenas

A bebê que está intubada em estado grave precisa ser transferida urgente para exames mais detalhados e até uma cirurgia.

5 de outubro de 2023

Compartilhar no facebook
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no twitter
Compartilhar no telegram

Internada na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do Hospital Universitário Alzira Velano (HUAV), na cidade de Alfenas, no Sul de Minas, desde o dia 26 de agosto, a família de Zoeh Ilza Dionizio dos Santos, uma bebê de apenas 09 meses, de Areado, município vizinho, está enfrentando grandes dificuldades e reclamações em relação ao descaso do Sistema Único de Saúde (SUS).

A família entrou em contato com a nossa produção pedindo ajuda e relatando mais detalhes sobre esse caso triste que demonstra a irresponsabilidade de um país que cobra altos impostos e não aplica corretamente em benefício da população.

Tudo começou quando a criança apresentou coriza e espirros, porém, sem febre. Os pais, preocupados, seguiram todas as orientações médicas do posto de saúde de Areado. No entanto, com o passar do tempo, o quadro de saúde da criança não apresentou melhoras. Foi então que os pais procuraram uma médica, que diagnosticou a criança com insuficiência respiratória.

Antes de serem encaminhados para Alfenas, os pais já haviam procurado o hospital de Areado, mas os médicos não conseguiram identificar o quadro clínico da criança, prescrevendo apenas uma inalação. Somente quando receberam o diagnóstico de insuficiência respiratória, foram aconselhados a buscar ajuda em Alfenas, onde o Hospital Universitário Alzira Velano possui mais recursos e especialistas na área.

Atualmente, a criança encontra-se em estado grave na UTI pediátrica, utilizando ventilação mecânica por um período prolongado. É de extrema urgência a realização de um diagnóstico para a definição do quadro, o que está sendo discutido com a equipe de cirurgia torácica devido a uma lesão no lobo médio, que é distal e não pode ser alcançado pelo aparelho de broncoscopia. Por conta disso, foram orientados a buscar um centro de referência em cirurgia torácica com extrema urgência.

A família da criança está enfrentando uma série de obstáculos para garantir o tratamento adequado. A transferência para um centro especializado em Belo Horizonte é indispensável para a realização de uma lobectomia pulmonar e outros procedimentos necessários. No entanto, o Sistema Único de Saúde (SUS) está negligenciando essa urgência, deixando a criança em risco de vida.

Diante desse cenário alarmante, a família decidiu entrar com uma ação judicial para garantir o direito à saúde e à vida da criança. É inadmissível que a burocracia e a falta de ações efetivas do estado estejam colocando em risco a vida de uma criança que necessita de tratamento urgente e especializado.

Além disso, a família enfrenta dificuldades financeiras, há outras despesas por isso, eles precisam de ajuda por meio de doações, com a chave PIX: 14356815688.

A situação é grave e demanda providências urgentes por parte do estado. A vida da criança está em perigo, e é fundamental que as autoridades competentes tomem as medidas necessárias para garantir o seu tratamento adequado e o seu direito à saúde. A negligência do sistema de saúde não pode ser tolerada, especialmente quando se trata de uma vida em risco.

Da Redação

Funerária São Pedro