Alfenas

Pacientes estão reclamando que o Pronto Socorro Gripal da prefeitura no prédio da Santa Casa não está testando COVID-19 pelo SUS

Se pagar R$100,00 consegue fazer o teste do COVID-19 no laboratório do Flamarion.

22 de fevereiro de 2022

Compartilhar no facebook
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no twitter
Compartilhar no telegram

Desde o início do ano que foi reaberto o pronto socorro gripal no prédio da Santa Casa, a prefeitura assumiu o mesmo, o hospital não é mais o responsável. Médicos, recepcionistas e enfermeiros contratados pela prefeitura. A Santa Casa somente assume o paciente em caso de internação.

Neste mês de fevereiro dezenas de pacientes estão reclamando para reportagem que não conseguem mais fazer o testes do COVID-19 pelo SUS nos PSFs e no Pronto Socorro Gripal, inclusive as pessoas sabendo disso pararam de procurar o hospital e estão testando particulares em farmácias ou se você pagar R$100,00 (Cem Reais) no laboratório do Flamarion consegue fazer. Pessoas que apresentam sintomas estão sendo consideradas positivadas e familiares que moram na mesma residência também, sem fazer o teste.

A reportagem fez contato com a Secretária de Saúde Deivinha Cabral disse que não é verdade, estão testando sim pelo SUS; que houve uma falta de teste de COVID-19 no mundo inteiro por conta da variante Omicron, pois a transmissão/contágio é 70 vezes maior do que a primeira variante do coronavírus. Diante dos fatos, a prefeitura se viu obrigada a adotar novos protocolos de testagens, tais como o paciente tem que ter no mínimo três dias de sintomas, passar pela consulta médica e após  avaliação testam apenas os casos moderados e graves. Não estão testando casos leves!

Deivinha ainda relatou para reportagem que a situação de disponibilidade de testes para a compra está começando a se normalizar e que assim que regularizar voltam a testar casos suspeitos ou leves.

Por Pedro Alencar Azevedo

Funerária São Pedro