Carmo do Rio Claro
Polícia Militar de Meio Ambiente apreende mais de 80kg de peixes na represa de Furnas
Cerca de mais de 70kg foram doados para instituições no município. A ação faz parte de uma operação de fiscalização.
5 de outubro de 2024
Na manhã desta sexta-feira (04/10), uma importante operação de fiscalização foi realizada pela equipe da Polícia Militar de Meio Ambiente (PMMG) na represa de Furnas, localizada na região do Itaci, em Carmo do Rio Claro, no Sul de Minas. Durante a ação, os policiais flagraram dois indivíduos praticando pesca ilegal e apreenderam uma quantidade significativa de materiais proibidos.
No interior do barco utilizado pelos pescadores, foram encontradas 10 redes de emalhar tipo capeada e 10 redes de emalhar para pesca de lambari, totalizando 1.486 metros quadrados de redes. Além disso, um bastão de madeira com uma garrafa pet acoplada na ponta, instrumento utilizado na prática ilegal de pesca conhecida como “tigum” ou “batida”, também foi apreendido.
O mais impressionante foi a quantidade de peixes apreendidos: 71,800 quilogramas de tilápia e 10,200 quilogramas de lambari. Após serem periciadas pela vigilância em saúde de Carmo do Rio Claro, foi constatado que as tilápias estavam frescas e próprias para consumo. Dessa forma, os peixes foram doados para a APAE de Carmo do Rio Claro e para a Casa lar do idoso Frederico Ozanan. Já os lambaris foram considerados impróprios para o consumo e descartados no aterro sanitário.
Além das apreensões e doações, um auto de infração no valor de 14.302 UFEMGs foi lavrado. O barco e o motor utilizados na pesca ilegal também foram apreendidos e encaminhados para um pátio credenciado. Os infratores e os materiais apreendidos foram encaminhados para a delegacia de plantão para os devidos procedimentos legais.
Essa operação da Polícia Militar de Meio Ambiente demonstra o empenho em combater a pesca ilegal e a preservação dos recursos naturais da região.
Da Redação