Alfenas
Prédios no Jardim São Carlos afundam, deixando 150 pessoas desabrigadas em Alfenas
Defesa Civil interdita edifícios e Prefeitura monta gabinete de crise para atender desabrigados.
13 de novembro de 2024
Dois blocos de apartamentos no bairro Jardim São Carlos, em Alfenas, Sul de Minas, foram interditados pela Defesa Civil na manhã desta quarta-feira (13/11) após o aparecimento de rachaduras alarmantes nas estruturas. Cerca de 150 pessoas foram evacuadas dos 36 apartamentos interditados.
Imagens impressionantes mostram a gravidade das rachaduras que se estendem por paredes e colunas dos edifícios. Em alguns pontos, o solo cedeu, evidenciando o risco iminente de desabamento. As autoridades suspeitam que infiltrações possam ter causado os danos e a Copasa será acionada para investigar a possibilidade de vazamentos na rede de água.
A Prefeitura Municipal, em ação conjunta com o Ministério Público de Minas Gerais (MPMG), está prestando assistência aos moradores desabrigados. Caminhões foram disponibilizados para auxiliar na mudança dos pertences e aqueles que não têm para onde ir serão acolhidos pela prefeitura.
Em entrevista ao vivo no local, Larissa, Secretária de Assistência Social, relatou a rápida progressão do problema: “Constatamos ontem à noite uma pequena trinca, mas de ontem para hoje aumentou muito. Mobilizamos a Defesa Civil que desde às 7h está aqui.”
Equipes da Defesa Civil Municipal e Estadual, incluindo engenheiros, estão no local avaliando a situação. A prioridade, segundo Larissa, é garantir a segurança dos moradores e oferecer abrigo a todos os afetados.
Um gabinete de crise foi montado no local para coordenar as ações de assistência e investigar as causas do problema. A situação é preocupante, com novas rachaduras sendo encontradas na rua em frente aos prédios interditados, conforme constatou nossa produção.
Por Pedro Alencar Azevedo