Machado

Prefeito de Machado, ao lado do vice-governador, anuncia Congada como Patrimônio Cultural de Minas Gerais

O reconhecimento é resultado de um trabalho na gestão de Maycon que começou lá em 2021.

3 de agosto de 2024

A Congada da cidade de Machado, no Sul de Minas, foi oficialmente reconhecida como Patrimônio Cultural de Minas Gerais, graças aos esforços do prefeito Maycon William (PP). Neste sábado (03/08), o prefeito compartilhou em suas redes sociais um momento emocionante ao lado do Vice Governador de Minas Gerais, Professor Mateus Simões (NOVO), do secretário estadual de Cultura e Turismo Leônidas Oliveira e do Presidente do Instituto Estadual do Patrimônio Histórico e Artístico (IEPHA-MG) João Paulo Martins, durante o desfile das Congadas que teve início no histórico Palácio da Liberdade, em Belo Horizonte.

Para Maycon William, entrar no Palácio da Liberdade ao lado de autoridades de Minas Gerais foi um momento único e emocionante, especialmente por estar em um local que foi palco de governos de presidentes brasileiros como JK, Tancredo Neves e Itamar Franco. O prefeito destacou o trabalho iniciado em 2021, com o cadastro e pesquisa da Congada de Machado, colocando-a no mapa cultural brasileiro.

O Congado é uma manifestação cultural religiosa afro-brasileira presente em várias regiões do Brasil, com destaque especial em Minas Gerais. A mistura de elementos culturais africanos, indígenas e europeus se manifesta em festas, danças, músicas e celebrações religiosas. O Congado possui forte ligação com a devoção aos santos católicos e é caracterizado por cortejos coloridos, músicas tocadas com instrumentos como tambores e violões, danças rituais e vestimentas tradicionais.

Essa tradição, que reforça a identidade cultural e religiosa dos participantes, agora faz parte do Patrimônio Cultural de Minas Gerais, contribuindo para a preservação e valorização da diversidade cultural do estado. O momento histórico vivido por Machado e por Minas Gerais marca uma conquista significativa para a comunidade local e para todos os envolvidos na preservação e celebração do Congado.

Da Redação