Alfenas
Prefeitura de Alfenas cumpre ordem judicial de limpeza em área verde para preservar nascentes
Medida visa beneficiar população e preservar o meio ambiente
8 de agosto de 2023
Na manhã desta terça-feira (08/08/2023), a prefeitura de Alfenas, mediante uma ordem judicial do Ministério Público, mobilizou sua equipe do Meio Ambiente para realizar uma limpeza em uma área verde pública. A ação tem como objetivo cumprir a decisão judicial, que determina a retirada de entulhos, cercas internas de demarcação de lotes, padrões de luz e um trailer abandonado no local.
Essa medida se faz necessária para possibilitar o acesso da população local às três minas d’água (nascentes) existentes na área. A ordem judicial busca assegurar que os moradores possam usufruir desse recurso natural, ao mesmo tempo em que preserva o meio ambiente.
A reportagem foi acionada devido a intrigas políticas e boatos que circulavam, alegando que a prefeitura estaria no local para destruir as nascentes e derrubar árvores. Os moradores ficaram assustados pois chegaram metendo a moto serra em uma árvore paineira seca dando a entender que o boato estava se concretizando. Entretanto, constatou-se que a situação era outra. A equipe do Meio Ambiente, de maneira educada, mostrou a ordem judicial e esclareceu os fatos. E que a árvore estava seca e oferecia riscos a população.
É importante ressaltar que, em gestões anteriores, com o apoio da prefeitura do PT, algumas pessoas realizaram demarcações de lotes na área verde, inclusive obtendo permissão da secretaria de planejamento para instalar padrões de luz. Agora, a própria prefeitura está sendo obrigada a cumprir a ordem judicial para desfazer o que ela mesma havia permitido.
A cerca externa continuará no local, com a finalidade de preservar a área verde, porém, a cerca interna que demarcava lotes e terrenos será removida. É importante ressaltar que árvores, vegetação e as nascentes minas d’água serão preservadas. Essa é a principal intenção do Ministério Público, representado pelo promotor Dr. Fernando: permitir o acesso da população e preservar o meio ambiente na região.
Por Pedro Alencar Azevedo (PEDRINHO MINASACONTECE)