Campos gerais
Vereadora faz denúncia contra a prefeitura de Campos Gerais por supostas irregularidades em contratos
O Ministério Público vai investigar suposto superfaturamento na locação do transporte escolar.
17 de outubro de 2023
A vereadora Vanessa Aparecida Pereira Gomes, de Campos Gerais, encaminhou uma denúncia detalhada ao Ministério Público, expondo possíveis irregularidades na contratação de uma empresa responsável pela locação de veículos para transporte escolar. A denúncia destaca que o contrato em questão apresenta um valor muito superior aos praticados no mercado.
Após receber denúncias de cidadãos de Campos Gerais, investigações constataram que, no contrato número 095/2023, firmado entre o Município e a empresa Sudeste, já anteriormente denunciada por possíveis envolvimento em irregularidades junto à Prefeitura, há a determinação de pagamento de diárias por veículo locado. No entanto, a empresa contratada subloca esses veículos de outras empresas ou profissionais autônomos locais, pagando cerca de 30% a menos do valor recebido.
De acordo com a denúncia, considerando o valor total do contrato, o Município paga aproximadamente R$598.066,87 apenas para a Sudeste ser intermediária na prestação de serviços realizada pelos próprios profissionais de Campos Gerais. Dessa forma, o Município desembolsa quantias elevadas para uma intermediária, que não está localizada na cidade, para que esta terceirize o serviço aos próprios cidadãos.
Diante desses indícios preocupantes de uso ineficiente dos recursos públicos, a vereadora Vanessa Aparecida Pereira Gomes encaminhou a denúncia ao Ministério Público, que instaurou um inquérito para a apuração dos fatos em 29/09/2023. Agora, aguarda-se o desenrolar da investigação para obter mais informações sobre as possíveis irregularidades nos contratos da prefeitura.
Fica evidente a necessidade de se esclarecer quais teriam sido os motivos que levaram a prefeitura a contratar uma intermediária sem licitação própria e por um valor muito superior ao praticado no mercado. Acompanharemos atentamente os desdobramentos dessa investigação para mantê-los informados.
Por Pedro Alencar Azevedo (@pedrinhominasacontece)