Alfenas

POLÍCIA CIVIL INTERVÉM E RESGATA PITBULL DEBILITADO APÓS NEGATIVA DA PREFEITURA EM ALFENAS

Animal foi encontrado ferido e sem atendimento; denúncia aponta negligência de equipe do canil municipal

23 de abril de 2026

Por Pedro Alencar Azevedo – @pedrinhominasacontece – MAGAIVER TV

Em Alfenas, no Sul de Minas, um caso de possível negligência no atendimento a um animal mobilizou a Polícia Civil e gerou indignação nesta semana. Um cachorro da raça pitbull, encontrado em estado crítico no bairro Santa Clara, precisou ser resgatado após a equipe da prefeitura se recusar a prestar atendimento.

De acordo com informações apuradas, o animal foi localizado na quarta-feira (22/04) por um morador, apresentando diversos ferimentos, debilidade e sinais de outras comorbidades. Sensibilizado com a situação, o homem acionou a equipe municipal responsável pela causa animal, que chegou a comparecer ao local. No entanto, segundo relatos, nenhuma providência foi tomada.

A justificativa apresentada teria sido a falta de espaço apropriado para acolhimento do cachorro. Ainda conforme denúncia, a equipe era chefiada pela coordenadora do canil municipal, que também ocupa cargo de confiança da administração e é suplente de vereadora petista, sendo apontada como responsável pela negativa de socorro.

Já na manhã desta quinta-feira (23/04), uma voluntária da causa animal, identificada como Cynthia da Ong Late Coração, tomou conhecimento do caso e decidiu procurar a Polícia Civil. Diante da gravidade da situação, o delegado Márcio Bijálon determinou o envio de uma equipe de investigadores até a residência do homem que havia acolhido o animal de forma provisória.

O cachorro estava sendo cuidado com água e alimentação básica até a chegada dos policiais. O resgate foi realizado pela voluntária, com apoio do investigador conhecido como “Xororó”, e o animal foi encaminhado para uma clínica veterinária credenciada pela prefeitura.

O caso reacende críticas à atuação da coordenação do canil municipal de Alfenas. Segundo apurado pela reportagem, são recorrentes as reclamações de moradores e protetores independentes sobre a falta de assistência e medidas efetivas por parte do setor responsável.

A Polícia Civil deve acompanhar a situação, e o caso pode ser investigado como possível omissão de socorro a animal em situação de maus-tratos.

Em tempo…

Pelo relato no vídeo do tutor provisório do animal, a prefeitura nem no local foi, mas sim ele foi até o canil com o cão e teve atendimento negado. Mas a ordem dos fatores não alteram o produto.