Belo Horizonte
Republicanos avalia Cleitinho Azevedo como possível nome para disputa presidencial em 2026
Senador mineiro, que atualmente é pré-candidato ao Governo de Minas, ganha força dentro do partido após desgaste envolvendo Flávio Bolsonaro
20 de maio de 2026
O partido Republicanos passou a considerar a possibilidade de lançar o senador Cleitinho Azevedo (MG) como candidato à Presidência da República nas eleições de 2026. Atualmente, o parlamentar é apontado como pré-candidato ao Governo de Minas Gerais, porém lideranças da sigla começaram a discutir uma eventual candidatura nacional diante do cenário político recente envolvendo o senador Flávio Bolsonaro (PL).
Ligado historicamente à Igreja Universal do Reino de Deus (IURD), o Republicanos vê em Cleitinho um nome com forte apelo popular e grande alcance nas redes sociais. Integrantes do partido chegaram a defender que o senador mineiro seja incluído em pesquisas eleitorais voltadas à corrida presidencial.
Com trajetória marcada por crescimento rápido na política, Cleitinho ganhou destaque nacional nos últimos anos. Em 2022, foi eleito senador por Minas Gerais com cerca de 4,2 milhões de votos, consolidando-se como uma das principais lideranças conservadoras do estado. O político também é conhecido pelo estilo direto e descontraído nas redes sociais, característica que ampliou sua popularidade.
Nos bastidores, aliados avaliam que o desgaste recente envolvendo Flávio Bolsonaro abriu espaço para o surgimento de uma candidatura alternativa no campo da direita. A movimentação ocorre após a repercussão de conversas entre Flávio e o empresário mineiro Daniel Vorcaro, ex-controlador do Banco Master.
Segundo informações divulgadas, nas conversas Flávio Bolsonaro teria solicitado apoio financeiro para viabilizar o filme “Dark Horse”, produção que retrata a trajetória do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL).
Enquanto o cenário político segue indefinido, o nome de Cleitinho começa a ganhar força dentro do Republicanos como possível opção para a disputa presidencial.
Por Pedro Alencar Azevedo – @pedrinhominasacontece – MAGAIVER TV